Livelo acirra a concorrência com Multiplus e Smiles
A Livelo empresa de fidelidade controlada pela Elo Par,
holding que reúne os negócios em comum de Bradesco e Banco do Brasil nos
setores financeiro e de serviços de varejo inicia hoje a segunda fase da
joint venture iniciada há 12 meses e que consumiu R$ 200 milhões em
investimentos. A partir desta quarta-feira, os participantes da plataforma
poderão acumular pontos sem necessariamente usar cartões de crédito emitidos
pelos bancos controladores. "Vamos para o mar aberto", disse o
presidente da Livelo, Alexandre Rappaport, executivo que fez carreira na área
de cartões do Bradesco e, desde janeiro, comanda a empresa de fidelidade.
"Atingimos a escala necessária para dar esse passo", afirmou.
Rappaport diz que essa mudança vai acelerar a expansão da Livelo, que elevou a
base de participantes de 10 milhões, um ano atrás, para 15 milhões de pessoas.
Segundo o executivo, a empresa tem registrado uma média de
250 mil operações de resgates por mês. A Livelo não revela dados de
faturamento, acúmulo ou resgate de pontos. O fato de aceitar pontos emitidos de
outras fontes fora dos cartões de crédito do Bradesco ou do Banco do Brasil
torna a Livelo uma concorrente direta das líderes do setor Multiplus,
controlada pela Latam Airlines, e Smiles, que pertence à Gol. Desde que começou
a operar, em junho de 2016, todos os donos de cartões de crédito emitidos por
Bradesco ou BB podiam resgatar pontos Livelo na rede parceiros incluindo as
quatro companhias aéreas brasileiras, redes de varejo e até os programas de
rivais, como Smiles, Multiplus e Dotz. Mas para acumular pontos, esses
participantes tinham que ser portadores de cartões emitidos pelos dois bancos.
O que muda agora é que o processo de acúmulo de pontos também poderá ser feito
na rede de empresas parceiras, como as varejistas FastShop, Magazine Luiza,
Netshoes, Zattini, Zarpo e Submarino Viagens.
O presidente da Livelo afirmou que a empresa vai aproveitar
sinergias do grupo controlador. "Vamos usar a Cielo, por exemplo, para
aumentar nossa distribuição e levar nosso programa de fidelidade a pequenos e
médios lojistas." Segundo Rappaport, a empresa vai ampliar investimentos
em marketing. Entre as ações comerciais está a abertura, também hoje, de um
shopping virtual, o Livelo Mall, por meio do qual os participantes do programa
poderão acumular e resgatar pontos, para adquirir de passagens aéreas a bens de
consumo. A líder do setor de fidelização no Brasil, a Multiplus, encerrou o
primeiro trimestre deste ano com 17,1 milhões de participantes, um aumento de
16,3% em comparação o mesmo período do ano passado. Já a vice líder Smiles, apresentava
12,3 milhões de clientes em 31 de março último, o que representa um crescimento
de 7,9% na comparação anual.
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