Empreendedores criam bebidas diferenciadas sem terem uma destilaria e conquistam prêmios
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a indústria brasileira de alimentos e bebidas teve um crescimento de 12,8% no faturamento no ano passado em comparação com 2019, atingindo R$789,2 bilhões, contando exportações e vendas para o mercado interno. O resultado representa 10,6% do PIB nacional. No ano de 2019, o setor faturou R$699,9 bilhões. Além disso, este ano, o país já registrou a abertura de aproximadamente 40 mil novos negócios entre os Microempreendedores Individuais (MEI). O setor de bebidas está no topo da lista, registando crescimento superior a 80% na comparação com 2020. É o maior aumento registrado desde o ano de 2015.
“Hoje
muitos produtores lançam a própria marca de bebida e continuam exercendo uma
outra profissão, pois atualmente é muito mais fácil criar um destilado”, explica
Leandro Dias, criador do curso Lucrando com bebidas.
Lançado
em maio de 2020, o Lucrando com bebidas já teve mais de 1.500 alunos
matriculados de diferentes regiões do país. Além de ensinar todo o passo a
passo de forma simples e direta, o curso também já indica o contato de
fornecedores para produzir os rótulos e as garrafas.
A prova
de que as bebidas comercializadas pelos alunos do curso estão conseguindo ter
destaque no mercado é que alguns empreendedores já conquistaram medalha de ouro
na 20ª edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil 2021, premiação que
ocorreu recentemente no país. O objetivo do concurso é enaltecer as marcas
nacionais e mostrar como elas estão empenhadas na produção de vinhos e
destilados de qualidade.
O detalhe é que os alunos premiados competiram
com profissionais com anos de atuação no mercado e os destilados que eles
lançaram não completaram ainda nem um ano de lançamento. Além disso, somente
30% das bebidas inscritas são premiadas com medalha.
Gin com
guaraná e castanha do pará
O
militar Paulo Roberto Faraco de Lima nasceu em Manaus (AM). Após pensar em
alguma atividade para ser exercida na aposentadoria, Paulo decidiu investir no
mercado de destilados, pois constatou o alto consumo em todos os níveis sociais
que conhece. “Isso foi um fator decisivo na minha escolha, pois é um mercado
muito amplo e rentável”, afirma o militar. Foi então que ele viu uma postagem
feita pelo Leandro Dias dizendo que era possível ter sua própria marca de
bebida sem burocracia.
“Inicialmente
queria trabalhar com cachaças, mas quando descobri que com o gin eu poderia
criar uma receita com ingredientes que fizeram parte da minha infância, optei
pela segunda opção”, ressalta Paulo. Batizado de Noçoquém, além de ter doze botânicos
em sua composição, a bebida é feita com o guaraná da Amazônia e a Castanha do
Pará. A escolha dos ingredientes é uma forma de homenagear os avós do militar.
“A
castanha tem muito do meu passado, então, através dela ,eu consigo me lembrar
dos momentos alegres e também dos difíceis da minha vida”, diz Paulo. Diz a
lenda que Noçoquém era um lugar encantado na floresta amazônica. Lançada no dia
02 de setembro de 2021, ela já conquistou medalha de ouro no concurso de vinhos
e destilados do Brasil 2021, premiação que aconteceu este mês. O preço sugerido
da garrafa de 750ml é de R$124,99 e a bebida poder ser adquirida online.
Whisky
nacional e com qualidade
Natural
do Paraná, o empreendedor Mauro Bonvento até então trabalhava em diversos
setores, como importação de fumígeno, turismo, construção e carne de corte. Foi
então que com a chegada da pandemia, ele viu que cinco dos seis ramos em que
ele trabalhava ficou parado completamente. “Quando eu vi que precisava tomar
uma atitude, percebi que o ramo de bebidas alcoólicas e de tabaco estava
crescendo, e como eu já tenho conhecimento sobre o universo dos tabacos, decidi
buscar mais informações sobre o das bebidas”, explica Bonvento.
Foi
quando que ele decidiu procurar na internet um curso que ensinava como preparar
o próprio destilado e resolveu iniciar os estudos em novembro de 2020. “O que
mais me motivou a buscar informações nesse segmento é a estabilidade que ele
possui mesmo nesse período de crise”, afirma o empreendedor. Após o curso, ele
não pensou duas vezes, e em março de 2021, lançou o seu próprio Whisky batizado
de MacGyver.
Com o
objetivo de provar que existe whisky nacional com qualidade, e buscando
nacionalizar o efeito da turfa nos whiskies turfados convencionais, o malte foi
submetido a um processo de defumação inovador, onde a madeira de
reflorestamento transfere para os grãos as características de aroma e sabor
defumado de forma marcante. A garrafa de 750ml custa R$239 e pode ser adquirida
no site oficial da bebida.
“Trabalho
em vários setores, e a bebida veio para diversificar minhas atividades. Porém,
com os números apresentados pelos resultados dos últimos seis meses, não irá
demorar para se tornar a minha atividade principal. O crescimento é
extremamente satisfatório”, diz Bonvento. Apesar do whisky ter sido lançado
esse ano, a bebida já está ganhando destaque no setor, e também conquistou
medalha de ouro no concurso de vinhos e destilados do Brasil 2021.
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