Sem nenhum conhecimento no setor, empreendedor do Paraná lança whisky batizado de MacGyver e ganha medalha de ouro em premiação nacional de bebidas
O país já registrou a abertura de aproximadamente 40 mil novos negócios entre os Microempreendedores Individuais (MEI). O setor de bebidas está no topo da lista, registando crescimento superior a 80% na comparação com 2020. É o maior aumento registrado desde o ano de 2015.
De
acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a
indústria brasileira de alimentos e bebidas teve um crescimento de 12,8% no
faturamento no ano passado em comparação com 2019, atingindo R$789,2 bilhões,
contando exportações e vendas para o mercado interno. O resultado representa
10,6% do PIB nacional. No ano de 2019, o setor faturou R$699,9 bilhões. Além
disso, este ano, o país já registrou a abertura de aproximadamente 40 mil novos
negócios entre os Microempreendedores Individuais (MEI). O setor de bebidas
está no topo da lista, registando crescimento superior a 80% na comparação com
2020. É o maior aumento registrado desde o ano de 2015.
“Hoje
muitos produtores lançam a própria marca de bebida e continuam exercendo uma
outra profissão, pois atualmente é muito mais fácil criar um destilado”,
explica Leandro Dias, criador do curso Lucrando com bebidas.
Lançado
em maio de 2020, o Lucrando com bebidas já teve mais de 1.500 alunos
matriculados de diferentes regiões do país. Além de ensinar todo o passo a
passo de forma simples e direta, o curso também já indica o contato de
fornecedores para produzir os rótulos e as garrafas.
A prova
de que as bebidas comercializadas pelos alunos do curso estão conseguindo ter
destaque no mercado é que alguns empreendedores já conquistaram medalha de ouro
na 20ª edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil 2021, premiação que
ocorreu recentemente no país. O objetivo do concurso é enaltecer as marcas
nacionais e mostrar como elas estão empenhadas na produção de vinhos e
destilados de qualidade.
O detalhe é que os alunos premiados competiram
com profissionais com anos de atuação no mercado e os destilados que eles
lançaram não completaram ainda nem um ano de lançamento. Além disso, somente
30% das bebidas inscritas são premiadas com medalha.
Whisky
nacional e com qualidade
Natural do Paraná, o empreendedor Mauro Bonvento até então trabalhava em diversos setores, como importação de fumígeno, turismo, construção e carne de corte. Foi então que com a chegada da pandemia, ele viu que cinco dos seis ramos em que ele trabalhava ficou parado completamente. “Quando eu vi que precisava tomar uma atitude, percebi que o ramo de bebidas alcoólicas e de tabaco estava crescendo, e como eu já tenho conhecimento sobre o universo dos tabacos, decidi buscar mais informações sobre o das bebidas”, explica Bonvento.
Foi quando que ele decidiu procurar na internet um curso que ensinava como preparar o próprio destilado e resolveu iniciar os estudos em novembro de 2020. “O que mais me motivou a buscar informações nesse segmento é a estabilidade que ele possui mesmo nesse período de crise”, afirma o empreendedor. Após o curso, ele não pensou duas vezes, e em março de 2021, lançou o seu próprio Whisky batizado de MacGyver.
Com o
objetivo de provar que existe whisky nacional com qualidade, e buscando
nacionalizar o efeito da turfa nos whiskies turfados convencionais, o malte foi
submetido a um processo de defumação inovador, onde a madeira de
reflorestamento transfere para os grãos as características de aroma e sabor
defumado de forma marcante. A garrafa de 750ml custa R$239 e pode ser adquirida
no site oficial da bebida.
“Trabalho
em vários setores, e a bebida veio para diversificar minhas atividades. Porém,
com os números apresentados pelos resultados dos últimos seis meses, não irá
demorar para se tornar a minha atividade principal. O crescimento é
extremamente satisfatório”, diz Bonvento. Apesar do whisky ter sido lançado
esse ano, a bebida já está ganhando destaque no setor, e também conquistou
medalha de ouro no concurso de vinhos e destilados do Brasil 2021.
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