CAMPINAS SEDIA NESTA SEGUNDA (18) ENCONTRO DE FARMACÊUTICOS


Evolução, desenvolvimento e perspectivas dos serviços farmacêuticos beneficiarão à população.

No mês em que se comemora o Dia do Farmacêutico (20/01), o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo - CRF-SP realiza nesta segunda-feira (18), em Campinas, uma palestra com o objetivo de explicar quais são os serviços farmacêuticos que podem ser oferecidos pelas farmácias e drogarias à população. A palestra tratará das atualizações no exercício farmacêutico e a nova resolução, RDC 44/09, que entra em vigor no próximo mês. Agora, ficam claramente definidos e regulamentados os serviços que podem ser oferecidos nos estabelecimentos de saúde (leia-se farmácias e drogarias). Entre eles estão aplicação de injeções, medição de pressão arterial, teste de glicemia, inaloterapia, perfuração de l&oacut e;bulo auricular para colocação de brincos, avaliação da eficácia do tratamento prescrito sem falar na mais polêmica das questões que é o fato de alguns medicamentos isentos de receita passarem para trás do balcão. A presidente do CRF-SP, Raquel Rizzi, explica os benefícios das novas medidas para a sociedade. “O que muitas pessoas ainda não têm consciência são os enormes riscos que correm ao tomarem diferentes medicamentos ao mesmo tempo. É o caso de quem faz uso de anticoncepcional junto a um antifúngico. Essa combinação aumenta os riscos de gravidez pela diminuição dos efeitos do anticoncepcional”.
As novas medidas facilitarão ao farmacêutico oferecer mais segurança para o usuário de medicamentos, uma vez que quem estiver adquirindo o medicamento deverá solicitar a um atendente e não apenas pegá-lo na prateleira. “Isso facilitará que essa pessoa receba, caso deseje, orientação adequada. E, se necessário, o profissional farmacêutico poderá ainda avaliar a prescrição médica para, em caso de dúvidas, entrar em contato com o médico para confirmação”, explica Raquel Rizzi.
Veja abaixo os serviços que podem ser prestados pelos estabelecimentos de saúde de acordo com artigo 61 da RDC 44/2009:
·Perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos;
· Atenção farmacêutica domiciliar;
· Aferição de parâmetros fisiológicos (ex. medir a pressão e temperatura);
· Parâmetros bioquímicos (teste de glicemia capilar);
· Administração de medicamentos (inalação e aplicação de injetáveis);
A palestra, “Serviços Farmacêuticos - Evolução, Desenvolvimento e Perspectivas", acontece das 19h00 às 22h00, no anfiteatro da Universidade São Francisco.
Serviço:
Data: 18 de janeiro
Horário: 19h00 às 22h00
Local: Universidade São Francisco – anfiteatro – R. Valdemar Cesar da Silveira, 105

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes têm até o dia 14 de setembro para se inscreverem no Simulado Fuvestão, do Objetivo

“Engenharia Civil: o futuro se constrói” é tema de live da UNIP