Escola Quer Ensinar A Envelhecer Cachaça E Fazer Caipirinha
Você
sabia que a cachaça pode ser envelhecida em barris de mais de 30 tipos de madeira?
Para divulgar informações como essa, que pouca gente conhece sobre uma bebida
tão brasileira, o empresário Leandro Dias, 34, está lançando o curso Escola da
Cachaça.
O
curso é totalmente online, com aulas em vídeo que ensinam desde a história da
bebida, como é envelhecida, em que copos deve ser servida até o preparo da
caipirinha perfeita e outros drinques. Tem duração de cinco semanas e custa R$
287, que podem ser parcelados em até doze vezes.
Dias
é fundador da Middas, uma cachaça com flocos de ouro comestível, voltada para a
classe A. Com o curso, porém, ele busca atrair um público mais amplo.
"É
para o consumidor final, para quem aprecia cachaça, mas só conhece as da
prateleira do supermercado. Queremos mostrar que a cachaça de qualidade pode
dar experiências de sabor muito superiores do que outros destilados, como o gin
e o conhaque", afirma.
Quer
Faturar R$ 1 Mi E Lançar Outros Cursos
A
meta é faturar R$ 1 milhão, atendendo de 3.500 a 4.000 alunos no primeiro ano.
"É uma meta ousada porque não há nada semelhante no mercado e o assunto
desperta interesse", declara.
Além
do curso, Dias e seu sócio, o jornalista e sommelier de cachaças João Almeida,
dono do blog especializado Brasil no Copo, planejam o lançamento de um livro
sobre a bebida no próximo mês, com um guia das 100 melhores cachaças
brasileiras. "Há muita produção local, de boas cachaças que ficam
restritas a determinadas regiões", diz.
Depois
de formar uma leva de alunos com conhecimentos básicos sobre a bebida, ele
pretende lançar cursos mais avançados, sobre como fazer cachaça em casa e
especialista em drinques, por exemplo. "Minha inspiração vem do conceito
de 'home distilling' [destilação caseira], muito difundido em outros países,
como nos EUA, desde a época da Lei Seca na década de 1920."
A
consultora do Sebrae-SP em Presidente Prudente Kate Cidrão diz que a cachaça é
símbolo nacional e ocupa hoje lugar de destaque nas prateleiras e adegas de
bares e restaurantes mais badalados do mundo, abrindo muitas oportunidades de
negócio em diferentes nichos, como aposta o empresário da Middas e da Escola da
Cachaça.
"Da
preferência popular aos paladares mais refinados, o interesse pela cachaça não
para de aumentar, sobretudo a cachaça de alambique, fazendo surgir locais
especializados na venda da bebida. São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e
Paraíba são os Estados que mais se destacam na produção, exportando também para
vários países."
Ela
diz que o maior consumo ainda é nas classes C e D, de aguardentes de
cana-de-açúcar produzidas por grandes empresas, com embalagens e preços mais
populares. Nas classes A e B, a tendência é por produtos artesanais, com preços
mais elevados, maior qualidade e embalagens sofisticadas.
Onde
Encontrar:
Escola
da Cachaça: www.escoladacachaca.com.br
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