Cachaça ganha papel importante na gastronomia

A Cachaça está deixando de ser coadjuvante na cena gastronômica da capital paulista e ganhando papel importante quando o assunto é comemoração especial. Os especialistas da Confraria Paulista da Cachaça foram às ruas para conferir essa movimentação de perto, visitando os estabelecimentos para analisar a carta de bebidas, harmonização e testar o conhecimento dos garçons para elegerem a Rota da Cachaça em São Paulo para o Dia dos Namorados. Confira:
– Rota do Acarajé
Bar localizado na região central de São Paulo, com fácil acesso e metrô próximo. Acolhe de braços abertos muitos eventos de Cachaça. Tem uma carta completa da bebida e a culinária nordestina, proposta da casa, harmoniza perfeitamente.
– Bar Valadares
Estilo buteco, o Valadares é um bar tradicional da Lapa. Muitos apreciadores frequentam o bar que sempre tem boas Cachaças e Caipirinha. O bar propício para happy hour possui um ambiente descontraído e simples, além de ser palco para grandes encontros do mundo da Cachaça.
– Bar Birô
Muito bem localizado na Rua Vergueiro, o Bar Birô está localizado próximo ao metrô Paraíso. O ambiente é indicado para um happy hour regado a muita Cachaça acompanhada de uma boa porção premiada.
– Mocotó Bar
Famoso pela culinária e pela Cachaça, o Mocotó é uma referência na Zona Norte da cidade. No bar, o mais antigo, o cardápio é variado e é possível apreciar ótimos petiscos e drinks preparados com Cachaça de alambique.
– Barnabé
Também na Zona Norte da cidade, o Barnabé é um agradável bar em frente a uma praça arborizada. O bartender prepara ótimas Caipirinhas e sabe harmonizar as frutas com as Cachaças. Peça sempre uma sugestão que você não irá se arrepender.
– Empório Sagarana
Bar localizado na Vila Madalena e também na Vila Romana, o Empório Sagarana é o point da Cachaça nestas localidades. O bar decorado com garrafas de Cachaça dá o tom do lugar. Vale a pena provar as porções e os lanches, harmonizando sempre com uma dose indicada pelo garçom.



Sobre a Confraria Paulista da Cachaça
Há nove anos, um grupo de jornalistas, produtores, donos de bares, profissionais de marketing e especialistas no assunto cachaça se reuniam com frequência para brindar e conversar sobre a bebida mais genuína do Brasil, a Cachaça. Ao perceberem a necessidade de disseminar a cultura cachaceira em São Paulo e outras localidades do país, decidiram criar formalmente a Confraria Paulista da Cachaça, que atualmente tem dois anos de fundação.
A Associação, presidida por Alexandre Bertin, ganhou força, formalização dos membros e estatuto. Com essa estrutura, deu andamento a sua proposta de promover o consumo correto e responsável da Cachaça. Para isso, realiza em São Paulo um evento bimestral chamado Encontro Aberto da Confraria Paulista da Cachaça, reunindo importantes palestrantes, que abordam temas como: produção da bebida, legislação para iniciantes, o uso da Cachaça na coquetelaria e os avanços da bebida no cenário dos destilados em bares e restaurantes. Uma verdadeira imersão deste universo para o público participante.
Ao mesmo tempo que, desenvolve este papel sério e comprometido com a educação, os Encontros Abertos da Confraria tem um caráter descontraído, já que contemplam a degustação de boas cachaças harmonizadas com muita informação. É dessa forma que a Confraria espera romper tabus, alinhar conceitos e difundi-los de forma totalmente aberta e democrática para a população.
A Confraria Paulista da Cachaça ainda pode por meio de seus membros ou em parceria com especialistas no setor promover cursos, palestras, visitas ou degustações. Para saber mais, acesse: www.paulistas.net.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes têm até o dia 14 de setembro para se inscreverem no Simulado Fuvestão, do Objetivo

“Engenharia Civil: o futuro se constrói” é tema de live da UNIP