Livelo acirra a concorrência com Multiplus e Smiles

A Livelo ­ empresa de fidelidade controlada pela Elo Par, holding que reúne os negócios em comum de Bradesco e Banco do Brasil nos setores financeiro e de serviços de varejo ­ inicia hoje a segunda fase da joint ­venture iniciada há 12 meses e que consumiu R$ 200 milhões em investimentos. A partir desta quarta­-feira, os participantes da plataforma poderão acumular pontos sem necessariamente usar cartões de crédito emitidos pelos bancos controladores. "Vamos para o mar aberto", disse o presidente da Livelo, Alexandre Rappaport, executivo que fez carreira na área de cartões do Bradesco e, desde janeiro, comanda a empresa de fidelidade. "Atingimos a escala necessária para dar esse passo", afirmou. Rappaport diz que essa mudança vai acelerar a expansão da Livelo, que elevou a base de participantes de 10 milhões, um ano atrás, para 15 milhões de pessoas.


Segundo o executivo, a empresa tem registrado uma média de 250 mil operações de resgates por mês. A Livelo não revela dados de faturamento, acúmulo ou resgate de pontos. O fato de aceitar pontos emitidos de outras fontes fora dos cartões de crédito do Bradesco ou do Banco do Brasil torna a Livelo uma concorrente direta das líderes do setor ­ Multiplus, controlada pela Latam Airlines, e Smiles, que pertence à Gol. Desde que começou a operar, em junho de 2016, todos os donos de cartões de crédito emitidos por Bradesco ou BB podiam resgatar pontos Livelo na rede parceiros ­ incluindo as quatro companhias aéreas brasileiras, redes de varejo e até os programas de rivais, como Smiles, Multiplus e Dotz. Mas para acumular pontos, esses participantes tinham que ser portadores de cartões emitidos pelos dois bancos. O que muda agora é que o processo de acúmulo de pontos também poderá ser feito na rede de empresas parceiras, como as varejistas FastShop, Magazine Luiza, Netshoes, Zattini, Zarpo e Submarino Viagens.


O presidente da Livelo afirmou que a empresa vai aproveitar sinergias do grupo controlador. "Vamos usar a Cielo, por exemplo, para aumentar nossa distribuição e levar nosso programa de fidelidade a pequenos e médios lojistas." Segundo Rappaport, a empresa vai ampliar investimentos em marketing. Entre as ações comerciais está a abertura, também hoje, de um shopping virtual, o Livelo Mall, por meio do qual os participantes do programa poderão acumular e resgatar pontos, para adquirir de passagens aéreas a bens de consumo. A líder do setor de fidelização no Brasil, a Multiplus, encerrou o primeiro trimestre deste ano com 17,1 milhões de participantes, um aumento de 16,3% em comparação o mesmo período do ano passado. Já a vice ­líder Smiles, apresentava 12,3 milhões de clientes em 31 de março último, o que representa um crescimento de 7,9% na comparação anual.

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