Cúpula da Cachaça se consolida como espaço de fomentação do mercado

Durante três dias, diversos assuntos ligados à nossa branquinha tiveram voz e discussões produtivas e acaloradas
Comente 0
06 fevereiro 2017 | 17:11por Mauricio Maia

Um fim de semana de imersão, inteiramente dedicado à cachaça. Em Analândia, interior de São Paulo, especialistas, produtores, sommeliers e agentes de instituições, associações e órgãos de fomento passaram três dias discutindo o mercado do destilado nacional: seus problemas, as possíveis soluções e ações efetivas para fomentar crescimento e amadurecimento. Essa foi a 5ª Cúpula da Cachaça.
A Cúpula é um grupo multidisciplinar formado por 13 especialistas na bebida com atuações destacadas nos mais diversos segmentos do mercado. O encontro, que até hoje sempre foi fechado para seus membros, desta vez foi aberto para a participação de convidados externos.
Durante as discussões, ficou claro que a atual situação do mercado, e do País de uma maneira geral, exige que todos estejamos unidos em torno de um projeto para o crescimento da categoria dentro do mercado de destilados. Os desafios são enormes. Diversos fatores como a grande informalidade, a alta carga tributária e a falta de informação do público de uma maneira geral fazem com que discussões francas sejam o ponto de partida fundamental para que reivindicações sejam ouvidas e ações sejam tomadas em prol de nossa branquinha.
 
Uma das estratégias traçadas por produtores presentes e agentes do mercado, como o Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), é unir forças para que a cachaça possa ser reconhecida pelo público como um destilado de qualidade superior, e como a verdadeira bebida brasileira, ressaltando valores de nossa história e cultura. Também serão lançados esforços em benefício da educação profissional e da divulgação institucional da bebida, que ganham um papel importantíssimo, levando informação de qualidade ao profissional e ao consumidor.
A quinta edição do evento ficou marcada pela cordialidade e por uma discussão proativa, rica e profunda, ressaltando o papel que a Cúpula da Cachaça vem assumindo desde a sua fundação de ser um agente agregador, que conversa com os mais diversos segmentos do mercado e assume posições firmes e atuantes.
No último dia do encontro, foram eleitas as pessoas que vão assumir a liderança do grupo este ano, lutando para que a cachaça ganhe o lugar de destaque que achamos que ela merece. Foram eleitos o novo presidente para o biênio 2017/2018, na pessoa deste que vos escreve, e reeleito o secretário geral, Manoel Agostinho Lima Novo. Esperamos estar à altura da presidência de Milton Lima, que liderou a Cúpula por 5 anos, desde sua fundação, e ressaltamos nosso compromisso de não medir esforços para divulgar a cachaça de qualidade por todo o Brasil e no exterior. Nas próximas semanas será divulgada a ata do encontro e vou publicar o conteúdo comentado de cada ponto discutido.
Também foram definidas as regras para o III Ranking da Cúpula da Cachaça que se inicia em agosto deste ano.
Saúde!
P.S.: Falando em encontro, será realizada na próxima terça-feira, 7, o 14º Encontro Aberto da Confraria Paulista da Cachaça, o primeiro de 2017. Diversas marcas participarão e é uma boa oportunidade de provar e conhecer novas cachaças, e outras nem tão novas assim.

SERVIÇO
14º Encontro Aberto da Confraria Paulista da Cachaça
Quando: 7/2, a partir das 19h
Onde: Laudry Deluxe – Rua da Consolação, 2.937, Jardins
Quanto: R$ 40, que inclui água, degustação de até 10 rótulos de cachaça e participação na palestra (20h)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes têm até o dia 14 de setembro para se inscreverem no Simulado Fuvestão, do Objetivo

Inscrições para os programas de Mestrado e Doutorado da UNIP terminam em 10 de novembro