14 de Agosto – Dia do Combate à poluição


Buscando orientar a população sobre os males da poluição e as formas de combatê-la, escolheu-se o dia 14 de agosto como o Dia do Combate à Poluição.


Considera-se poluição toda forma de degradação do ecossistema, que altera as características biológicas, físicas e químicas do mesmo. Essas alterações podem acontecer com a subtração de elementos naturais ou também com o acréscimo de lixos e resíduos.
As formas de poluição mais comuns hoje em dia são a da água, do solo e do ar, mas grandes destaques já são dados à poluição sonora e visual.
A poluição do ar é causada, principalmente, nos grandes centros urbanos, com a grande movimentação de carros, pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), pela grande quantidade de indústrias, pela geração de energia, etc.
Além desses, os produtos sprays, como desodorantes, inseticidas e medicamentos, também liberam substâncias que destroem a camada de ozônio do planeta.
Muito importante ressaltar que a poluição das águas nos rios, lagos, mares e oceanos não ocorre somente pelo despejo individual de algumas substâncias, mas também pela reação química resultante da soma dos inúmeros produtos de limpeza utilizados tais como detergentes, sabão em pó, amaciante, limpa-vidros, água sanitária, amoníaco, entre outros. Essa combinação potencializa os impactos sobre a qualidade das águas e sobre o meio ambiente, causando males irreparáveis.
Engajada em cooperar para mudar o cenário preocupante atual, a Cassiopéia, empresa do interior de São Paulo, fabrica e oferece produtos de limpeza 100% naturais e isentos de derivados de petróleo. Desta forma contribui significativamente na luta a favor da preservação do meio ambiente e na diminuição da poluição.
Entre os produtos que podem ser encontrados estão Amaciantes, Lava louças, Limpa vidro, Limpa banheiro, Sabão em pó, etc, todos com fragrâncias únicas que remetem a aromas da natureza, tais como Capim-Limão, Menta, Cravo e outros. A empresa também possui a linha AUXI, ideal para uso domiciliar e institucional, com produtos concentrados para limpeza de vidros, azulejos, material esportivo, carros, paredes, roupas, piso, carpete, etc. A Cassiopéia foi a primeira empresa no Brasil a conquistar a certificação do IBD (Instituto Biodinâmico – de abrangência internacional), comprovando que o produto é natural e está inserido dentro de normas rígidas de controle, como pureza e segurança, sustentabilidade, eficácia e respeito aos seres humanos e aos animais.
Sobre a Cassiopéia

Surgiu em 1981, tendo como objetivo principal cuidar das pessoas e da natureza. Sendo assim, sempre produziu produtos biodegradáveis de alta qualidade, antes mesmo que isso fosse exigido por lei. Hoje a empresa conta com um amplo catálogo de produtos 100% naturais e biodegradáveis. Entre as linhas disponíveis estão a Veraloe, produtos para tratamentos facial, corporal e capilar com origem 100% vegetal à base de Aloe Vera.

Sítio Veraloe

No ano de 1986 foi iniciada a plantação de Aloe Vera no interior do estado de São Paulo, na cidade de Jarinu. Com o objetivo de cuidar do solo, da água, da mata e do meio ambiente como um todo, utilizou-se o método da Agricultura Orgânica, evitando assim qualquer tipo de adubo químico e agrotóxico.
Há alguns anos foi aprimorado o plantio da Aloe Vera, horta, etc., – convertendo as plantações de orgânica para Biodinâmica, sempre com a ajuda do Instituto e Associação Brasileira Biodinâmica em Botucatu / SP.
Um dos objetivos da Biodinâmica é criar o “Organismo Sítio/Fazenda” onde os quatro reinos (terra/água – plantas – animais e seres humanos) estão integrados e harmonizados de maneira pura e ecológica: tenta-se produzir tudo nesse organismo individual que é cada sítio/fazenda, criando assim um ciclo entre todos os organismos, em que um serve ao outro: desde hortaliças até a comida para animais e o esterco para o composto.

Mensagem da empresa
Quanto mais pessoas comprarem a idéia de utilizar produtos naturais, mais as futuras gerações ganharão qualidade de vida, pois teremos menos problemas de saúde, mais trabalho no campo e um planeta saudável. Todos aqueles que tiverem essa preocupação e efetivamente agirem em prol do planeta, ganharão uma consciência mais tranqüila pelo esforço de tentar reverter um quadro cada vez mais alarmante: o aquecimento global em função da poluição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes têm até o dia 14 de setembro para se inscreverem no Simulado Fuvestão, do Objetivo

“Engenharia Civil: o futuro se constrói” é tema de live da UNIP