Não basta apenas entregar


Com o processo de privatização da telefonia, realizado em 1998, o país deu um grande passo rumo a democratização dos serviços de telefonia. Esse processo está sendo consolidado agora com a lei da portabilidade. Em vigor desde 28 de fevereiro para a região metropolitana de São Paulo (DDD 11), a lei, aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel –, permite que os usuários de telefones fixos e celulares dessa região migrem de operadora mantendo o mesmo número.

Mas trocar de operadora pode causar transtornos aos usuários. Principalmente no que diz respeito a entrega do novo serviço. Imaginem alguém ficar dias sem telefone. Por isso, é imprescindível que o telefone seja entregue no prazo e instalado corretamente.

Uma das empresas que está aproveitando a situação para elevar sua participação no mercado de telefonia fixa é a Embratel. Com o Livre, telefone fixo que dispensa o pagamento de assinaturas, a companhia é, segundo dados de abril de 2009, quem mais está se beneficiando com a portabilidade, 42% dos clientes que optaram por trocar de operadora preferiram a Embratel, ou mais de 100 mil linhas em todo o Brasil.

Para que o Livre chegue ao cliente de forma eficiente, a Embratel delega a logística de entregas para a Direct Express, O maior courier privado do Brasil, que disponibiliza à operadora toda sua infra-estrutura para realizar as entregas de maneira rápida e precisa.

A Direct não só entrega o telefone, mas também cumpre o agendamento de dia e período, pois um dos pré-requisitos da operação é o resgate de documentos no ato da entrega visando combate a eventuais fraudes. O desafio aqui é tratar ocorrências de forma rápida e eficiente, pois apesar do agendamento há casos, em que o consumidor não está com a documentação em mãos (cópia CPF, RG e Comprovante de Endereço) ou até mesmo está ausente. Os couriers da Direct registram a ocorrência em seu rádio comunicador que é equipado com aplicativo WAP, que dispara automaticamente a informação para o site da Direct, permitindo que os gestores da operação possam entrar em contato com o destinatário no mesmo momento, resolvendo a pendência e permitindo ao courier retornar para executar a entrega minutos depois. Documentação resgatada e aparelho entregue, o usuário está pronto para falar. “O mais importante é deixar o cliente de nosso cliente satisfeito. Isso é o que tentamos oferecer. Para os nossos clientes, quanto mais eficiência conseguimos na logística de entrega, mais agregamos valor ao serviço dele e ajudamos a diminuir o número de reclamações nos Centros de Atendimento ao Consumidor”, diz o diretor comercial da Direct, Luiz Henrique Nascimento.

A empresa tem a capacidade de suprir a necessidade de d clientes que tenham demanda de serviços de entregas diferenciados. “Hoje podemos dizer que nossa empresa está pronta para atender qualquer tipo de cliente que necessite de uma entrega especializada. Já temos operações dedicadas com o aporte da Tecnologia WAP para linha-branca. Outros mercados potenciais são os de marketing promocional, medicamentos, serviços de telecomunicações e produtos que necessitem de instalações simples”, declara Nascimento.

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