Bancos de sangue precisam de doações

Diminuição de doações pode impossibilitar a realização de cirurgias nos hospitais

Com a chegada do feriado do dia 12 de outubro, tradicionalmente as pessoas costumam viajar, o que aumenta o risco de acidentes nas estradas. Como esse aumento afeta particularmente os bancos de sangue, a falta de bolsas disponíveis poderá impossibilitar a realização de cirurgias nos hospitais.

De acordo com o Dr. Carlos Chiattone, presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH), nos feriados há uma queda de 30% nas doações, o que pode comprometer o atendimento aos pacientes. O objetivo, segundo ele, é reforçar os estoques do banco nas vésperas do feriado, quando há uma necessidade maior de sangue para atender as urgências.

No Brasil, o número de doadores está abaixo do esperado. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), seria algo em torno de 3 a 4% da população, porém os doadores representam apenas 1,7% dela. Além de obter doações suficientes para realizar as transfusões, o Dr. Carlos Chiattone espera que a sociedade colabore também para ajudar as pessoas que sofrem de doenças crônicas, de leucemia e as que estão internadas em serviço de emergência. “Há risco real de morte para os pacientes que precisam de plaquetas, e diversos serviços de hemoterapia no país já estão com o estoque esgotado. O sangue e seus componentes salvam muitas vidas, por isso não há gesto mais humano do que o de doar sangue”, diz o presidente.

Muitos dos motivos apresentados pelas pessoas que não doam sangue vêm do receio do material utilizado e de alguns pontos não esclarecidos. Nem todos sabem que todo componente utilizado na coleta é descartável, eliminando qualquer risco de contaminação para o doador, e que mitos como doar sangue emagrece, engorda, vicia, ou enfraquece o organismo são informações errôneas. Os candidatos à doação deverão somente ter entre 18 e 65 anos, peso igual ou superior a 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação com foto.

Doação de sangue também é tema de Congresso em Florianópolis

O Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia (Hemo 2009) ocorrerá nos dias 11 a 14 de novembro em Florianópolis - SC, abordando temas relacionados às doenças do sangue e também sobre o ato de doá-lo. O Congresso deverá receber 3.500 médicos e profissionais da área da saúde, cerca de 300 conferencistas, sendo 30 internacionais.

Dentro da programação estão previstos simpósios de captação de doadores de sangue; psicologia hospitalar em hematologia; odontologia; farmácia; gestão em unidades de hemoterapia; além dos debates sobre anemias, transplantes de medula óssea, hemostasia e onco-hematologia, entre outros.

Acesse também:
http://www.hemo2009.org.br/local.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes têm até o dia 14 de setembro para se inscreverem no Simulado Fuvestão, do Objetivo

“Engenharia Civil: o futuro se constrói” é tema de live da UNIP