Colonoscopia pode evitar câncer no intestino grosso

Os tumores no intestino grosso (cólon) são os que mais têm crescido e já ocupam, no Brasil, o sexto lugar no ranking de cânceres, com um total estimado de 26 mil novos casos, atrás apenas do de próstata, mama, pulmão e estômago. O presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva - SOBED, Carlos Capellanes, chama a atenção para o fato de que um simples exame de colonoscopia pode salvar a vida de um paciente.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde este exame é recomendado na população acima dos 50 anos de idade, principalmente naqueles que têm histórico familiar da doença. Porém o alerta da Dra. Lívia Cunha, presidente da Comissão Cientifica da SOBED-BA, é para o aumento dos casos de pessoas com apenas 30 anos que tem apresentado lesões no intestino delgado, especialmente do sexo masculino.
O que preocupa os membros da SOBED é a questão de não haver campanhas de prevenção para a doença, assim como existem para os demais cânceres, visto que é tão simples prevenir e tratar. “Hoje, a colonoscopia permite que o endoscopista identifique o pólipo, que é o tumor na fase benigna, e o retire no mesmo instante, antes que se transforme em um câncer”, reitera Lívia Cunha.
Este assunto e outras doenças do aparelho digestivo estarão em discussão durante o 35º Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, encontro realizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia que reúne os maiores nomes da especialidade nacionais e internacionais.

XXXV Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva
Data: 24 a 28 de outubro de 2009
Local: Centro de Convenções da Bahia – Salvador
Mais informações:
www.endoscopia2009.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes têm até o dia 14 de setembro para se inscreverem no Simulado Fuvestão, do Objetivo

“Engenharia Civil: o futuro se constrói” é tema de live da UNIP