Desafios e perspectivas da medicina de família e comunidade no Brasil

Em dezembro, mais de dois mil médicos brasileiros e do exterior se reúnem em Florianópolis no 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

De 3 a 6 de dezembro, será realizado o 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Ao todo, são mais de dois mil participantes, entre médicos e demais profissionais da saúde do Brasil e do exterior.

Dentro da temática proposta nesta edição - “Medicina de Família e Comunidade: Construindo pontes entre Pessoas”, serão discutidos os desafios e perspectivas da especialidade para o fortalecimento da Atenção Básica no País. Para falar sobre a missão dos cuidados primários frente à sociedade, foi convidado o representante do Ministério da Saúde de Portugal, Luiz Augusto Coelho Pisco.

Na abertura do Congresso, a presidente da associação de médicos de família do Reino Unido (Inglaterra), Royal College General Practitioners, Iona Heath, falará sobre um tema polêmico: quando o excesso de prevenção e exames se torna prejudicial à saúde na palestra “Prevenção: uma boa ideia para ser desviada do caminho?”.

Além destes tópicos, estão no cronograma dos congressistas, palestras e mesas-redondas sobre saúde do idoso, as políticas públicas de saúde do homem recém-instituídas pelo Ministério da Saúde, e uma avaliação do serviço para melhorar a qualidade do programa “Estratégia Saúde da Família”.

Para Gustavo Gusso, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, entidade responsável pela realização do Congresso, esta é uma oportunidade única de troca de conhecimento para a evolução e constante aprimoramento da especialidade no País. “É nessa especialidade que o médico tem mais chances de realizar diagnósticos precoces, promoção da saúde e prevenção de doenças”, afirma Gusso. Hoje, existem em exercício cerca de 30 mil médicos de família e comunidade no Brasil.

O 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, tem apoio do Ministério da Saúde por meio do Departamento da Atenção Básica, Secretaria de Vigilância em Saúde, INCA além do CONASEMS, CONASS e OPAS.

Serviço
10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade
Data: de 3 a 6 de dezembro
Horário: das 8h às 20h30
Local: Costão do Santinho Resort - Florianópolis – SC
Estrada Vereador Onildo Lemos, 2505. Praia do Santinho
Informações:
www.sbmfc.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes têm até o dia 14 de setembro para se inscreverem no Simulado Fuvestão, do Objetivo

“Engenharia Civil: o futuro se constrói” é tema de live da UNIP