Coopercaixa adota medidas para reduzir gastos

Equacionar a diminuição de gastos com o aumento da qualidade costuma ser um dos maiores desafios das empresas. A Cooperativa Paulistana de Produção de Caixas e Chapas de Papelão Ondulado (Coopercaixa) encontrou uma alternativa inteligente e correta para evitar o desperdício de mais de 30 mil litros de água limpa que eram usados e depois lançados diariamente no esgoto.

A água usada somente para o resfriamento de uma enorme máquina onduladeira de chapas de papelão é misturada com amido de milho e transformada em cola para a colagem do papelão ondulado. Assim que resfria o equipamento a água segue por uma tubulação até um reservatório especial com capacidade para até 10 mil litros. Dalí é direcionada para a unidade produtora de cola.

O diretor-executivo da Coopercaixa, o engenheiro Edson Katsutoshi Abe, conta que são utilizados cerca de dois mil litros de água para a produção de aproximadamente 2.500 quilos de cola. O sistema gera uma economia mensal de mais de 500 mil litros de água, o que equivale a 100 caminhões pipa ao custo total de R$ 10 mil. "Mas o ganho maior é ecológico, com a preservação de um produto em falta no mundo", comenta Abe.

Outro ponto também levado em consideração é a quantidade de cola utilizada por metro quadrado. Enquanto a maioria das fábricas de papelão ondulado utiliza de 12 a 14g de cola por metro, a Coopercaixa usa apenas 8 g. "Este pequeno ato chega a uma economia de mais de R$ 30 mil mensais", finaliza o engenheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes têm até o dia 14 de setembro para se inscreverem no Simulado Fuvestão, do Objetivo

“Engenharia Civil: o futuro se constrói” é tema de live da UNIP