BiblioSESC vai a Interlagos e Itaquera


Projeto, que conta com bibliotecas volantes, chega à cidade com cerca de 7.500 livros e programações voltadas ao incentivo à leitura

Desde sua criação em 1946, o SESC sempre procurou incentivar o hábito da leitura por meio de bibliotecas, espaços de leitura, caixas estantes e encontros com escritores em suas unidades e também por meio de suas próprias. Há mais de 10 anos, esse projeto tomou vulto, com a criação do BiblioSESC, uma biblioteca volante, que leva livros e periódicos até às populações mais carentes dos bairros mais afastados das cidades com o intuito de promover o incentivo à leitura e o acesso aos livros. Para se ter uma idéia, apenas no ano passado as unidades espalhadas pelo Brasil atenderam 499 mil pessoas.

O BiblioSESC é um projeto instalado em caminhões que se locomovem até as regiões mais afastadas e dá às comunidades desses locais a possibilidade de acesso a mais de três mil publicações, entre livros de literatura brasileira e estrangeira (em língua portuguesa), que vão desde os clássicos até os contemporâneos, dos livros infantis até a terceira idade, sempre tendo por objetivo formar novos leitores, mais conscientes e críticos. O acervo reúne também com títulos didáticos, revistas, jornais e publicações do SESC SP.

De caráter nacional, o projeto já conta com 300 caminhões espalhados pelo País. Agora o projeto está sendo implantado na cidade de São Paulo, com o lançamento de duas novas unidades para as regiões de Itaquera e Interlagos, com inauguração prevista para o dia 16 de outubro nas unidades do Sesc Interlagos e Itaquera.

Os caminhões biblioteca contam com motorista, assistente e bibliotecários, têm acervo de 3.800 livros cada, além de revistas e jornais que poderão ser lidos no local. Há perspectiva de atendimento de 10 bairros quinzenalmente em cada uma das regiões, aumentando o alcance do projeto de incentivo à leitura. A expectativa é de atender, em ambas as unidades, por ano, até 60 mil pessoas.

“Ao lado de reafirmar o empenho com a educação não formal e permanente que orienta a atuação do SESC SP, um programa com a forma do BiblioSESC fortalece a importância do incentivo à leitura como ferramenta efetiva de inclusão social”, diz o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda.
“Promover o hábito da leitura, como propõe o formato do BiblioSESC, se relaciona com a relevância com que se apresenta para a instituição o estímulo ao desenvolvimento do indivíduo na construção de um corpo social participante”, complementa Miranda.
Mais do que atender aos comerciários sócios do SESC, as bibliotecas volantes estão disponíveis para quem desejar se cadastrar, bastando para isso levar um documento de identidade e comprovante de residência. Crianças menores de 12 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para fazer uso da biblioteca.

Após o cadastro, o usuário poderá retirar até dois livros emprestados por 14 dias ou ler os periódicos nas mesas dispostas na parte externa dos caminhões. Esse espaço, que terá programação voltada ao incentivo à leitura, como oficinas, performances, intervenções, contação de histórias, também servirá de ponto de encontro para o lazer de famílias e amigos com interesse em literatura.

O BiblioSESC funciona em Itaquera às quartas, quintas, sextas e domingos, das 10 às 15h30. E, em Interlagos, às quintas, sextas, sábados e domingos, das 10 às 15h30.

Sobre o BiblioSESC
Tempo médio de permanência em cada localidade atendida: 1 ano;
Estados onde há o BiblioSESC: Acre, Amapá, Roraima, Amazonas, Pará, Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes têm até o dia 14 de setembro para se inscreverem no Simulado Fuvestão, do Objetivo

“Engenharia Civil: o futuro se constrói” é tema de live da UNIP